domingo, 30 de janeiro de 2011

Ás vezes o tempo passa

Metade da cidade se calou!
Noites de verão são tão bonitas pra serem desperdiçadas, trocadas pela luz da cozinha acesa.

Hoje eu vi um menino negro no metrô, devia ter uns sete anos no máximo, ele tava olhando pra uma menina boliviana de um ano e alguns meses.
Ele sorriu e ela devolveu o sorriso.
Nesse instante eu não sabia o que me deixava mais interessada, a candura das crianças ao não se importarem com a etnia, de simplesmente quererem brincar uma com a outra.
Ou a maturidade nos olhos daquele garoto ao estar alerta para dar a sua vida pela da menina.
Lembro de quando eu tinha oito anos e cuidava da Maria Luíza, eu tinha tanta pressa pra crescer e ter minha própria filha... passou.
Hoje eu tenho certeza que temo o futuro pela incerteza que vem com ele.

Passei pela rua em que morei durante anos, nessas horas que a vida parece passar como um DVD na nossa mente. Olhei e reparei que nada mudou, eram as mesmas pessoas, a mesma chuva, a senhora que vende milho não envelhecera um ano e o senhor com problemas mentais ainda sobrevive de esmolas no mesmo farol.
Percebi que foi bom eu ter saído daquele lugar, acho que se ficasse lá não teria mudado como todo o resto. O engraçado é que quando me olho no espelho, não vejo uma formanda do ensino médio, vejo a garota de onze anos que quando voltava da escola dividia um guarda chuva com a mãe pra não tomar aquela chuva.

E a pressa pelo descanso morreu.

Um comentário: